Um outro agravante (para este artigo) ou atenuante (para o autor) é que nosso campo de trabalho é eminentemente interdisciplinar, e que a matéria-prima do designer é a cultura. De onde se conclui que livros sobre folclore, culinária, antropologia, música, fotografia, artes, história, moda, filosofia, etc., etc., etc. devem fazer parte da biblioteca básica de qualquer designer ou aspirante.
Assim coloca, a questão não se reduz mais a apenas oferecer uma lista e publicações, mas sim estimular a leitura dessas e de outras obras - tarefa das mais completas e que envolve seduções, artifícios, malabarismos e truques dignos de um circo chinês.
Os três ingredientes básicos para um bom designer resumem-se em talento, criatividade e repertório. O talento, em geral, é nato. A criatividade pode ser estimulada e desenvolvida. O repertório, que se reflete na cultura do designer, vai sendo adquirido ao longo da vida e, parte do desenvolvimento pessoal necessário para produzir um bom profissional."
MONTORE, Marcelo. O Valor do Design - Guia ADG Brasil de prática profissional do designer gráfico. São Paulo: Editora Senac, 2003.
Segue uma lista (não definitiva) de leitura para profissionais das áreas de comunicação, design, publicidade e também para qualquer pessoa que se interesse pelo assunto.
HISTÓRIA DAS TEORIAS DA COMUNICAÇÃO
ISBN: 8515017709
"Onde situar um pensamento organizado sobre a comunicação, se esse campo de conhecimento pode abrigar teorias e doutrinas tão diversas quanto as de McLuhan e de J. Habermas? Os autores respondem a essa questão recorrendo ao caráter interdisciplinar das ciências da informação e da comunicação. Mapeiam as correntes, as tendências e escolas, mostrando os fluxos e refluxos das diversas problemáticas."
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA
ISBN: 8535212302
"Esta obra apresenta o que é criação publicitária para mídia impressa e suas etapas de elaboração. Sem perder o enfoque teórico, promove a criação (prática) - ao longo dos cinco capítulos, há propostas de exercícios de criação de peças ou campanhas publicitárias que o leitor poderá realizar e apresentar em seu portifólio."
REDAÇÃO PUBLICITÁRIA: A PRÁTICA NA PRÁTICA
ISBN: 8522454906
"Este livro é um desafio aos estudantes de Publicidade e Propaganda no intuito de criarem coragem para começarem a encarar um simples folha de papel em branco e aos profissionais, porque poderá servir de fonte de consulta ou de inspiração naqueles momentos em que as idéias travam."
PROPAGANDA: TEORIA – TÉCNICA – PRÁTICA
ISBN: 8522106460
"Esta edição apresenta os principais conceitos sobre a propaganda, as teorias do marketing e da publicidade, a prática e a criação publicitária, as tecnologias (principalmente internet), a propaganda política e as principais leis e regulamentos do setor. Trata-se de referência a todos os pesquisadores e profissionais da área que desejam ampliar seus conhecimentos e participar de debates."
SABER DESENVOLVER A CRIATIVIDADE
ISBN: 8576350343
"Um guia prático que permite conhecer melhor os processos mentais da criatividade e ensina como definir o próprio estilo de criatividade; avaliar os pontos fortes e fracos; encontrar novas idéias; otimizar projetos; criar em grupo; desenvolver habilidades e qualidades pessoais e estimular a criatividade ao redor."
SINTAXE DA LINGUAGEM VISUAL
ISBN: 8533623828
"Este livro tem como objetivo ensinar ao estudante as artes correlacionadas na comunicação visual. O tema é apresentado não como uma língua estrangeira, mas como uma língua nativa que o estudante 'sabe', mas na qual ainda não consegue 'ler'."
TUDO SOBRE ARTE
ISBN: 857542646x
"Esta obra pretende ser um guia sobre diversas imagens - aquelas que as pessoas encontram ao visitar museus, folhear jornais e revistas ou olhar para a capa de um romance. Organizado cronologicamente, este livro traça um panorama da evolução artística em seus variados estilos e movimentos, apresentando algumas obras da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática, além de análises que buscam facilitar a compreensão. Contém - ilustrações coloridas de diversas obras; diferentes gêneros artísticos, da pintura e escultura tradicionais à arte contemporânea e a cronologia dos acontecimentos."
HISTÓRIA DO DESIGN GRÁFICO
ISBN: 8575037757
"Com mais de 1300 imagens coloridas, 'História do design gráfico' toma como marco zero as pinturas rupestres de Lascaux, realizadas há mais de 10 mil anos. O livro traz a invenção da escrita, as origens da imprensa com a invenção dos tipos móveis por Gutenberg no século xv, passa pela Revolução Industrial e artes gráficas do século XIX, até o design pós-moderno e a era digital nos séculos XX e XXI. O volume traz uma visão de estágios e feitos notáveis, reunindo movimentos, obras e indivíduos que influenciaram o design gráfico, documentando suas inovações e os personagens que influenciaram sua contínua evolução."
UMA INTRODUÇÃO A HISTÓRIA DO DESIGN
ISBN: 8521204566
"O livro tem tudo para desagradar a quem chega ao assunto com idéias formadas, e cabe dizer logo de cara que ele não pretende se esquivar da tarefa de incomodar, pois questionar, subverter e até contrariar as opiniões preconcebidas fazem parte do trabalho do historiador. Quero ressaltar, porém, que o presente livro não tem a menor intenção de ser contencioso. Embora exista certamente quem irá pensar o contrário, não se pretende aqui favorecer nenhum grupo de designers, defender nenhuma facção ou movimento, privilegiar nenhum tipo de prática acima de outras. O design já é um campo prolífico em rixas e sectarismos e este livro tem como propósito maior estimular os designers a tomar consciência do legado histórico que têm em comum. Acima de tudo, espero que as idéias contidas nestas páginas sirvam para agregar forças e não para dispersá-las."
COMO PENSAR COM TIPOS
ISBN: 8575035533
"Aliando uma reflexão sobre as teorias da comunicação e uma preocupação em fornecer as bases instrumentais para a compreensão e utilização das diversas tipografias, a autora alia teoria contemporânea, prática informada, prosa clara e projeto visual inteligente. 'Pensar com tipos' é uma porta de entrada para o mundo da tipografia, além de um companheiro para os cursos da área. Ao longo do livro, as informações teóricas aparecem sempre acompanhadas de exemplos práticos, e os exemplos práticos aparecem sempre contextualizados na história e na teoria do design. Os ensaios trazem panoramas históricos e teóricos abrangentes, que vão das origens da tradição aos impasses dos novos meios de comunicação. Um apêndice com 'dicas úteis, alertas agourentos e outras fontes' complementa o livro, incluindo um pequeno guia de preparação, edição e revisão de textos para designers. Ao fim e ao cabo, 'Pensar com tipos,' como o próprio título sugere, não trata tipografia como um fim em si mesma, com seus vícios, fetiches e clichês auto-referenciais, mas como uma atividade."
GRID: CONSTRUÇÃO E DESCONTRUÇÃO
ISBN: 8575036297
"O grid tipográfico é um sistema de planejamento geométrico que divide a informação em partes e ajudam o observador a entender o significado entre os elementos informativos, sejam estes imagens ou palavras. Para alguns designers gráficos, é parte incontestável do processo de trabalho, oferecendo precisão, ordem e clareza. No entanto, a partir dos anos 80, viu-se um movimento dissidente, um esforço para demonstrar os limites desse método. Samara propõe então um novo olhar sobre o embate e, de maneira nada maniqueísta, retoma a discussão. Leitura recomendada para profissionais e estudantes na área de projeto, tanto no design como na arquitetura, este livro pretende por em foco o princípio unificador do grid e o valor de outros tipos de ideias, oferecendo análises atentas e consistentes sobre toda espécie de manifestações visuais. O volume foi organizado em duas partes, 'Construindo' e 'Desconstruindo' o grid. Em cada uma delas, um capítulo de concisão histórica fundamenta os comentários com exemplos concretos. O autor comenta também formas de comunicação dispostas tanto no espaço tridimensional quanto no universo virtual das mídias eletrônicas."
EDIÇÃO E DESIGN
ISBN: 8585985178
"Este é um livro obrigatório para designers atrás de recursos perspicazes para melhorar seu trabalho, escritores e editores que querem se comunicar de modo vívido, diretores editoriais que procuram o máximo impacto e publishers que buscam ganhar uma vantagem competitiva."
O GUIA COMPLETO DA COR
ISBN: 9788573595932
Um livro de referência atual e abrangente para uma nova geração de usuários da cor digital, O guia completo da cor reúne teoria da cor, prática e aplicações, tudo em um só volume, compreendendo desde a abstrata teoria da cor até as implicações mais práticas do uso de CMYK e RGB. Ideal para designers, fotógrafos, artistas - de fato, para qualquer pessoa que trabalhe com a cor e queira aprender mais sobre o assunto.
DESIGN RETRÔ
ISBN: 8573596430
"Este guia contém módulos de design que compõem todos os principais estilos dos últimos 100 anos. Apresenta explicações de como estilos clássicos podem ser recriados, imagens de cada período e informações históricas."
NOVOS FUNDAMENTOS DO DESIGN
ISBN: 8575032399
"Este livro mostra os fundamentos da linguagem visual, não se trata de um manual de design gráfico, mas de um conjunto de fundamentos. Noutras palavras, o tema em questão não é como fazer design gráfico, mas de que elementos o design gráfico é feito."
DIREÇÃO DE ARTE EM PROPAGANDA
ISBN: 9788562564147
Nessa edição, ampliada e atualizada, o livro trata de diversos temas da área de publicidade e desenho industrial, entre eles mídia eletrônica, impressa, design, tipologia, layout e outros. A obra, que é uma espécie de glossário da área, desenvolve os assuntos de forma leve e didática. A leitura é indicada para todos que se interessam pelo assunto e para profissionais e alunos de publicidade e desenho industrial.
NOVO MANUAL DE PRODUÇÃO GRÁFICA
ISBN: 8577805514
"Novo Manual de Produção Gráfica apresenta discussão das técnicas e tecnologias em produção gráfica, da impressão analógica à publicação digital e sob demanda. Cada estágio do processo de produção é explicado, incluindo dicas de planejamento, escolha de software, negociação, encadernação e distribuição."
TEXTOS CLÁSSICOS DO DESIGN GRÁFICO
ISBN: 8578272811
"Os ensaios desta antologia de textos sobre design gráfico pretendem revelar o percurso multifacetado dessa disciplina, que começou como arte comercial e se transformou em atividade profissional. Cada um dos textos desta obra lança luz sobre um instante, uma descoberta ou um debate. Em manifestos, panfletos, artigos e textos de conferências, designers e pessoas que acompanham o design veem-se às voltas com as questões críticas do modernismo, do mercantilismo, da estética, do feminismo, do tradicionalismo versus progressismo e responsabilidade social. Segundo a obra, esses trabalhos constroem uma moldura por meio da qual é possível compreender o desenvolvimento de um método visual que ajudou a definir a feição da comunicação e da vida em geral."
DICIONÁRIO VISUAL DE DESIGN GRÁFICO
ISBN: 8577803368
"Dicionário Visual de Design Gráfico' apresenta de forma resumida os termos mais utilizados em design gráfico; reúne as principais técnicas de impressão aos elementos que compõem um livro, os movimentos artísticos de vanguarda e as escolas consagradas."
O VALOR DO DESIGN
ISBN: 8573596872
"Como é o cotidiano do profissional do designer gráfico? Como calcular o preço do serviço do design e como fazer um contrato? Como funciona o mercado? Qual é a ética da profissão? Como se formar e se manter contentemente atualizado? Este guia tem como obetivo responder a essas e outras perguntas que estão na cabeça dos designers gráficos, dos estudantes de design, dos parceiros habituais de trabalho e dos usuários dos seus serviços. Apresenta textos, depoimentos, tabelas, bibliografias, relato de casos - informações produzidas por duas dezenas de profissionais convidados pela Associação dos Designers Gráficos do Brasil."
CARTAS A UM JOVEM DESIGNER
ISBN: 8535228055
"Os irmãos Campana são uma das maiores referências mundiais em design e isso já é matéria-prima para qualquer livro. Tomando como objetivo o propósito da série Cartas a um jovem..., Humberto e Fernando mostram, ao longo de um texto recheado de surpresas, que esta profissão é cheia de alegrias e também de percalços. Em uma linguagem clara e objetiva, este livro traz as dificuldades, prazeres, oportunidades, ilusões e a realidade de uma profissão que se alimenta da criatividade e da sensibilidade: o designer."
COMO SER UM DESIGNER GRÁFICO SEM VENDER SUA ALMA
ISBN: 8573599243
"Nesta obra, são abordados pontos do design gráfico sobre - a busca por estágio e a forma de se comportar em entrevistas de emprego; as vantagens e os percalços no caminho do 'free lancer'; as informações na hora de estabelecer um estúdio - da escolha do local e do nome à busca por profissionais em harmonia com a filosofia da empresa; a prospecção de clientes e a arte de se relacionar com eles. A obra ainda traz entrevistas com profissionais da área."
OBJETOS DO DESEJO
ISBN: 8575035363
"Nesta análise radical sobre o design e seu lugar na sociedade, Adrian Forty inaugurou um modelo teórico para o estudo do objeto industrial. Para ele, o design é usado pelas sociedades para expressar seus valores, e suas normas são estabelecidas por condições econômicas e sociais. 'Objetos de desejo' examina a aparência dos bens de consumo nos 200 anos seguintes à introdução da produção mecanizada, com exemplos que vão de canivetes a computadores, de máquinas de costura a vagões de metrô. Mais que uma leitura essencial para as pessoas envolvidas com design, este é um documento revelador sobre nossa sociedade. O livro traz introdução inédita de Adrian Forty para a edição brasileira, além de um projeto gráfico onde o leitor pode montar sua própria capa. Para isso, o volume traz uma cartela de adesivos onde os objetos mais desejados podem ser destacados e colados na capa do livro, criando assim uma edição única para cada leitor."
DESENHANDO COM O LADO DIREITO DO CÉREBRO
ISBN: 8500025107
"Desenhando com o Lado Direito do Cérebro traz - progressos de pesquisas sobre o cérebro, relacionadas ao desenho; abordagens no uso de técnicas de desenho no mundo empresarial e na educação; orientações para a expressão pessoal através do desenho; maneiras de avançar do desenho em branco e preto para o colorido; informações detalhadas quanto à aplicação das cinco habilidades básicas do desenho para resolver problemas; dentre outros temas."
DESENHO PARA PRINCIPIANTES
ISBN: 3833117648
"O desenho constitui a estrutura elementar de toda plástica. Por isso, para se iniciar em qualquer técnica pictórica é imprescindível um conhecimento elementar das bases do desenho. Este volume didático dará ao principiante interessado inúmeros conselhos técnicos e materiais que os diversos artistas têm vindo a utilizar ao longo da história da arte. Através das suas obras, trabalho e conhecimentos, o leitor vai penetrando no maravilhoso mundo do desenho."
DESENHANDO QUADRINHOS
ISBN: 8576800268
"Escolher os momentos certos para dar clareza e força em suas histórias. Enquadrar ações e guiar os olhos do leitor ao longo das páginas.Escolher palavras e imagens que se intercomuniquem. Criar personagens variados e atraentes. Dominar a linguagem corporal e as expressões faciais. Criar mundos ricos e incríveis para seus leitores explorarem. Escolher as ferramentas certas para você. Navegar pelo vasto mundo dos estilos e gêneros de quadrinhos."
FOTOGRAFIA DIGITAL – UMA INTRODUÇÃO
ISBN: 8573596236
"Nesta edição, Tom Ang explica os princípios da fotografia digital em linguagem acessível a todos os públicos. Um livro repleto de dicas para esclarecer desde os tipos de câmera adequados a uma situação até como transferir as imagens para a internet. A obra ainda mostra as principais características das câmeras digitais, dos acessórios e dos softwares; oferece sugestões práticas para o aprimoramento da técnica; explica os elementos básicos de edição de imagem, do ajuste fino aos efeitos especiais; e apresenta ideias que permitem explorar todas as possibilidades das imagens digitais."
101 LIÇÕES QUE APRENDI NA ESCOLA DE ARQUITETURA
ISBN: 8561635436
"Em 101 Lições que Aprendi na Escola de Arquitetura, Matthew Frederick procura fornecer diretrizes capazes de desmistificar os aspectos dos projetos arquitetônicos. Como administrar elementos não harmoniosos em uma estrutura já existente? Como desenvolver ideias para ter um projeto bem-sucedido? Essas são algumas das questões que o autor procura elucidar com este manual."
FUNDAMENTOS DE DESIGN DE MODA
ISBN: 8577803554
"Do conceito à criação tridimensional - os principais elementos do design de uma coleção são revelados em 'Fundamentos de design de moda'. O leitor saberá como uma coleção é formada, para quem é desenhada e como é lançada. Vai conhecer os diferentes tipos de tecido, maquinários e métodos de fabricação. Entenderá o mercado da moda e os diferentes cargos que fazem parte dessa indústria."